MARE VERDE

A MARE VERDE, projeto desenvolvido pela ONG MARE - Meio-Ambiente, Respeito, Esporte - em Rio das Ostras/RJ, tem por objetivo promover o conhecimento e estimular a prática consciente de respeito ao meio-ambiente, formando assim, multiplicadores de informações que possam mudar a realidade pessoal e colaborar para a melhoria da qualidade de vida da comunidade em que vive, desenvolvendo, em parcerias com o NEAM – Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras e outras, atividades tais como: OFICINA DE COMPOSTAGEM ORGÂNICA / OFICINA DE MINI HORTA COM GARRAFAS PET / DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE HORTALIÇAS E PLANTAS MEDICINAIS / EXPEDIÇÕES / RECICLAGEM PESSOAL

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Reduza a quantidade de lixo: Produza COMPOSTAGEM ORGÂNICA


Antes de jogar qualquer coisa fora, pense duas vezes! Não será possível encontrar um destino melhor para esse material?Um bom exemplo é a COMPOSTAGEM ORGÂNICA. Aproveitando o lixo da cozinha, você obtém um excelente ADUBO ORGÂNICO.- Garrafas PET e outras embalagens e materiais descartáveis podem ser reaprveitados em mini-hortas. Aproveite cascas de legumes, de frutas e de ovos, galhos de podas, etc, para produzir adubo orgânico, utilizando-o em sua horta.

INFORME-SE SOBRE NOSSAS ATIVIDADES E APRENDA A FAZER A COMPOSTAGEM E HORTA ORGÂNICA EM PEQUENOS ESPAÇOS. PARA DÚVIDAS E INFORMAÇÕES, ESCREVA PARA:

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PRODUÇÃO DE COMPOSTAGEM E MUDAS

O trabalho dos bastidores do projeto MARE Verde é feito com a colaboração de amigos que, com desprendido espírito de serviço e boa-vontade, permitem que possamos levar adiante os objetivos do projeto.
Temos bons amigos que abraçaram a idéia e vestiram a camisa da MARE. Sem esta preciosa colaboração seria uma difícil empreitada produzir a compostagem e mudas para doações.

Assim, só temos a agradecer e convidar a novos voluntários, inclusive aos jovens, a fazerem parte dessa "maré".

AULA INAUGURAL DE 2010 DA NATAÇÃO NO MAR




No dia 02 de Fevereiro, tivemos um grande evento entre Natação no Mar, Mare Verde e Mare de Artes, na praia do Cemitério, na Boca da Barra. Promovendo uma mobilização popular socioambiental, com a participação dos alunos da Natação no Mar, convidados da comunidade e Autoridades Municipais, bem como o atleta Luiz Lima.
Foi realizado um teatro com o tema: A tartaruga e o Nadador com o objetivo de mostrar a importância deste animalzinho em seu habitat e, que possamos ter maiores cuidados com eles, e também lembrar de jogar nosso lixo no lixo e não na praia.
Uma manifestação artística de graffiti na rampa e muro de acesso à praia, mostrando a exuberância do Mar, sua fauna e flora e a importância de preservá-la, foi realizada pelo grupo Kolirius, graffiteiros de Macaé que desenvolvem projetos sociais através da arte. Agora a paisagem da Praia do Boca da Barra tem um atrativo a mais. Os belos painéis graffitados deixaram a expectativa de que iniciativas como esta sejam realizadas em outras oportunidades.
Exposição dos trabalhos realizado durante o Ano de 2009 pela Natação no Mar, pela Mare de Artes e pela Mare Verde e doações de mudas, foram outras atrações do evento.

Participação na Caminhada

Participamos em 24 de Janeiro da caminhada na APA do Iriry, promovida pelo Anda Brasil.

III-Estágio-Curso de Fitoterapia


Realizado em 23 de Janeiro de 2010, contou com a presença de 19 participantes entre integrantes da MARE e pessoas da comunidade riostrense, devemos lembrar que este curso está sendo realizado em parceria com o NEAM, Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras. As atividades deste dia foram dirigidas pelo Dr. Sergio e Moema, que deram uma revisada no que já foi tratado em sala aproveitando o espaço maravilhoso do Parque Municipal, onde pudemos experimentar momentos agradáveis como uma boa caminhada pelo parque exercicios terapêuticos, relaxamento, tendo toda a exuberância da Natureza ao nosso favor.

II ESTÁGIO - CURSO DE FITOTERAPIA


Em 16 de Janeiro de 2010, dando continuidade ao curso de fitoterapia em parceria com NEAM, realizou-se no Parque Municipal de Rio das Ostras o II Estágio do curso, abrangendo noções de cultivo, conhecimentos de plantas medicinais nativas com o Professor Leandro. Participaram desta atividade 24 pessoas, entre integrantes da MARE e pessoas da comunidade riostrense.
Alberto de Souza, que há mais de três anos participa do Projeto Natação no Mar, e que passou a colaborar com as atividades da MARE Verde, comentou sobre o estágio: "Foi muito agradável, pelo conhecimento trasmitido pelo Professor Leandro, sobretudo em função da oportunidade de ver as plantas de perto e aprender sobre suas propriedades, sua importância na natureza. O Parque Municipal é muito bem cuidado, gostei de ver o trabalho de produção de compostagem feita a partir de galhos e e outros materiais recolhidos na cidade. O curso nos dá uma boa orientação para que façamos melhor proveito do solo e das plantas para nossa qualidade de vida."

Conheça o Projeto MARE Verde - OFICINA DE COMPOSTAGEM ORGÂNICA


Em vez de jogar fora material orgânico, podemos compostá-lo em casa e ganharmos com isso um rico adubo natural para atilizá-lo em nossos jardins e hortas. Na cozinha acumula-se muito material descartado, como cascas, talos e restos de frutos e verduras, que, direcionados ao lixo, dentro de sacos plásticos, vão gerar gás metano – 21 vezes mais prejudicial para a camada de ozônio.

Conheça o Projeto MARE Verde - OFICINA DE MINI HORTA COM GARRAFAS PET

Podemos nos alimentarmos bem, cultivando e colhendo nossas próprias hortaliças. Qualquer espaço disponível pode ser usado, utilizando como “jardineiras” garrafas pet, bacias, canos de PVC entre outros. As hortaliças são alimentos fundamentais para a saúde. Seu consumo regular auxilia na prevenção de doenças, pois fornecem vitaminas, sais minerais, para um bom funcionamento do organismo.

Conheça o Projeto MARE Verde - PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE HORTALIÇAS E PLANTAS MEDICINAIS


Viveiros de mudas são produzidos utilizando, como sementeiras , copos e outros materiais descartáveis.

As mudas produzidas pela MARE Verde são distribuídas visando estimular o cultivo de hortas caseiras, mesmo em pequenos espaços.

Conheça o Projeto MARE Verde - EXPEDIÇÕES


Visitas às áreas de preservação ambiental com objetivo de sensibilizar jovens e adultos para a importância e conservação destes ecossistemas

Conheça o Projeto MARE VERDE - RECICLAGEM PESSOAL

Os participantes e multiplicadores da MARE são incentivados a participar de eventos externos, promovidos por outras instituições, visando promover uma contínua capacitação.Algumas das atividade em que estivemos presentes: Curso de Princípios de Gestão Ambiental – Projeto PÓLEN – NUPEM UFRJ / Cursos de Vivências em Ecologia NUPEM UFRJ / Curso de Artrópodes NUPEM UFRJ / Curso de Horta Orgânica e Jardinagem NEAM / Curso de Reaproveitamento e Segurança Alimentar NEAM / Curso da Lagoa de Iriri e Costões Rochosos NEAM, Curso de Fitoterapia (Plantas Medicinais), Curso de Compostagem e Caldas Orgânicas NEAM.

INFORME-SE SOBRE NOSSAS ATIVIDADES.
PARA DÚVIDAS E INFORMAÇÕES, ESCREVA PARA:
projetomareverde@gmail.com

Atividades da MARE Verde em 2009


Muitas foram as atividades promovidas pela MARE Verde em 2009. Agredecemos a participação de todos os voluntários da equipe, que possibilitaram a realização de tantos eventos e atividades, seja nos trabalhos ou até mesmo com a participação nas oficinas, cursos, etc.
A seguir, um resumo dos trabalhos desenvolvidos:

1-Oficinas
Horta orgânica suspensa e canteiro no solo, com materiais reaproveitaveis como garrafa pet e outros.]
Objetivo: Despertar no participante a possibilidade de reaproveitar materiais que iriam para o lixo, reduzindo assim o consumo, produzindo vasos criativos e, com o plantio de hortaliças e plantas medicinais, em pequenos espaços.
Material: Garrafa Pet e outros.
Local: Boca da Barra
Evento: Dia do Meio Ambiente
Publico Alvo: adultos e jovens: 12 pessoas

2-Oficina
Compostagem Orgânica
Objetivo: Oferecer ao partcipante uma alternativa do que fazer com seu lixo, em vez de jogar material orgânico, podemos composta-lo em casa e ganharmos com isso, um rico adubo natural para utilizá-los em nossos jardins e hortas. Na cozinha acumula-se muito material descartado, como cascas, talos e restos de frutas e verduras, que, direcionado no lixo, dentro de sacos pláticos, vão gerar gás metano-21 vezes mais prejudicial para a camada de ozônio.
Material utilizados: Bacias, garrafões, baldes e outros
Local Boca da Barra
Data: 05/06/09
EventoDia do Meio Ambiente
Publico alvo: 12 pessoas

3-Doações de Mudas de hortaliças e plantas medicinais
Aos participantes do dia do meio-ambiente, produzidas pela Maré Verde.
Objetivo contribuir para que as pessoas façam jardins, hortas, vasinhos com planta para dar de presente e desenvolva sua horta de alguma forma.
50-mudas: Doadas.

4-Palestra
Reaproveitamento e Segurança Alimentar
Prof. Leandro
Parceria entre Maré Verde e NEAM
Público Alvo: adultos e jovens: 40 pessoas
Local Boca da Barra
Data: 05/06/09-Dia do Meio Ambiente

5-Oficina
A importância da Mata Ciliar
Objetivo: Sensibilizar os participantes das conseqüências do desmatamento das Matas Ciliares: Erosão e perda de nutrientes do solo, aumento de pragas na lavoura os assoreamento dos rios e enchentes, perda da qualidade, da água, alterações e desequlibrio climático (chuva e aumento de temperatura)
Local Boca da Barra
Data 24/09/09
Público alvo- jovens e adultos: 10 pessoas (8 jovens e 2 adultos)


Reciclagem Pessoal
Parceria entre a Maré Verde e o Núcleo de Educação Ambiental.
Objetivo:Promover o Conhecimento e estimular o participante prática consciente, de Respeito ao Meio-Ambiente, Aproveitando a estrutura material e humana criada pelo poder público para comunidade, tornando-a capacitada a ter ações consciente no meio em que vive.

06-Curso Horta Orgânica e Jardinagem
Data: 06/02/09
Local: Neam-Parque dos Pássaros
Professor Leandro
Participantes: 06 pessoas

07-Curso de Compostagem e Caldas Orgânicas
\local- Parque dos Pássaros-Neam
Data-10/02/09
Participantes-04 pessoas

08-Curso de Reaproveitamento e Segurança Alimentar
Local Centro de Cidadania- Neam
Prof. Leandro
Data: 10/02/09
Participantes: 02 pessoas

09-Curso Unidade de Conservação em Rio das Ostras
Expedição: Lagoa de Iriry e Costões Rochosos
Data:30/07/09
Participantes-05 pessoas
Local: Parque dos Pássaros

10-Oficina:Fitoterapia Plantas Medicinais
Cultivo de Hortas Medicinais, Princípio Ativos Gerais, Terapia floral.
Professores: Leandro, Dr.Sergio, Dra. Sandra, Terapeutas-Glaucea e Moema.
Local:Neam –Parque dos Pássaros
Data: 17/10/09
Participantes: 40 pessoas

11-Curso Fitoterapia 60hs- (40hs teoria e 20hs.estágio)
Cultivo de hortas medicinais, Princípio Ativos, terapia Floral, argila, etc...
Professores:Leandro, Dr.Sergio, Dra.Sandra, Terapeutas Glaucea e Moema]
Data: 14/21-Novembro/2009 e 05/12/19-Dezembro/2009
Participantes- 21 pessoas

12-I Estágio-Curso de Fitoterapia
Local-Sede Abthema, Oias-(Enseada das Gaivotas)
Data: 17 de Dezembro 2009.
Produção de Suplementos nutricionais fitoterápicos(Multimistura)
Participantes- 21 pessoas

13
Curso:III Principio em Gestão Ambiental
Projeto Pólen- Educação Ambiental
Data: 20/21-Junho de 2009
Local: NUPEM-UFRJ-MACAÉ

14-Curso Principio em Gestão Ambiental
Projeto Pólen-NUPEM-UFRJ-MACAÉ
Data:21/22-Novembro-2009.

Obs:
Projeto Pólen-É um Projeto de Educação Ambiental.
Surge a partir do Processo de Licenciamento Ambiental resultante da exploração de Petróleo e Gás na Bacia de Campos, sendo parte de um projeto maior denominado Pólen, com finalidade de atender às condicionantes exigidas pelo Ibama à empresa
Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras)

No momento vários jovens do projeto Natação no Mar, participam do processo de seleção para participarem do Projeto Pólen de Rio das Ostras- “Gestão Partipativa do Petróleo” Cuidando do que é nosso., onde serão selecionados 45 jovens.Boa Sorte!

15-Curso: Vivencia em Ecologia- Para Professores
Local NUPEM-UFRJ-MACAÉ(Projeto Eco Lagoas)
13 a 17 de Julho de 2009.

16-Curso de Artrópodes-Vetores de doenças, Mosquitos, Barbeiros e Carrapatos
Para Professores
01 a 03 de Julho de 2009.
Local: NUPEM/UFRJ-MACAÉ

17-Caminhadas- Promovidas Pelo Anda Brasil
Dia da Arvore
Participaram 5 pessoas
Local: Av. Santa Catarina

18-Caminhada Ecológica do Mar do Norte
Promovida pelo Anda Brasil-Rio das Ostras
25/10/09
Participaram – 05 pessoas

Exposições e Feiras – Maré de Artes e Maré Verde
19
II-Feira de Responsabilidade Sócio Empresarial Bacia Campos
Data 19/20/21/-Maio de 2009.
Local: Centro de Convenções.-Macaé
20
Feira Offshore
Local Centro de Convenções-Macaé
Data:

21
Feira do Festival de Jazz
Data:10 a 13 de Junho de 2009.
Local: Camping-Costa Azul-Rio das Ostras.
22
Feira Agenda Acadêmica
Data-19 a 23 Outubro/09
Local Pólo Uff-Rio das Ostras
23
Exposição: Praia de Itaipu
Local: Niterói
Data 08/Novembro-2009.
24
Exposição-IV Festival Natação no Mar
Doações de 121 mudas
Parceria entre Maré e Núcleo de Educação Ambiental –com o fornecimento pela Fazenda Parque –Ancora de 80 mudas de Hortaliças, 41 mudas da Maré
25
Expedição Ambiental
–Parque Municipal Natural do Parque dos Pássaros
Participantes: 05 pessoas
Data 18/12/09

Participação
VI Conferencia Municipal do Meio Ambiente
27/28-Novembro de 2009
Local-Camara Municipal e Escola M.Francisco de Assis.