MARE VERDE

A MARE VERDE, projeto desenvolvido pela ONG MARE - Meio-Ambiente, Respeito, Esporte - em Rio das Ostras/RJ, tem por objetivo promover o conhecimento e estimular a prática consciente de respeito ao meio-ambiente, formando assim, multiplicadores de informações que possam mudar a realidade pessoal e colaborar para a melhoria da qualidade de vida da comunidade em que vive, desenvolvendo, em parcerias com o NEAM – Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras e outras, atividades tais como: OFICINA DE COMPOSTAGEM ORGÂNICA / OFICINA DE MINI HORTA COM GARRAFAS PET / DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE HORTALIÇAS E PLANTAS MEDICINAIS / EXPEDIÇÕES / RECICLAGEM PESSOAL

domingo, 30 de maio de 2010

VÍDEO: BRINCAR COM TERRA ATIVA A INTELIGÊNCIA DAS CRIANÇAS

CONTATO COM A TERRA ESTIMULA BOM HUMOR, diz estudo científico.

Exposição à terra pode ser uma forma de melhorar o humor das pessoas, além de estimular o sistema imunológico, de acordo com cientistas britânicos.
Pacientes com câncer no pulmão tratados com bactérias não prejudiciais à saúde normalmente encontradas no solo disseram ter sentido uma melhoria na sua qualidade de vida.
Ratos expostos às mesmas bactérias tiveram um aumento da produção da substância que provoca uma sensação de felicidade, a setoronina, disseram os autores do estudo da Universidade de Bristol à publicação Neuroscience.
Medicamentos antidepressivos comuns funcionam aumentando esta substância no cérebro.
Brincar na sujeira
Escassez de serotonina é foi relacionada à ocorrência de depressão.
Os cientistas dizem que são necessárias mais pesquisas para determinar se a bactéria Mycobacterium vaccae tem propriedades antidepressivas através da ativação de neurônios de serotonina.
O chefe da pesquisa, Chris Lowry, disse que "estes estudos nos ajudam a entender o quanto o organismo se comunica com o cérebro e porque um sistema imunológico saudável é importante para manter a saúde mental".
"Eles também nos fazem pensar se não deveríamos todos passar mais tempo brincando na terra."
O estudo pode também ajudar os especialistas a entenderem porque um desequilíbrio no sistema imunológico deixa algumas pessoas vulneráveis a distúrbios emocionais como a depressão, acrescentou Lowry.
Humor e imunidade
Pesquisadores canadenses também estão explorando a ligação entre serotonina, humor e imunidade.
Uma equipe do Centro Médico da Universidade de Georgetown descobriu recentemente que a serotonina passa entre células-chave no sistema imunológico, e que a substância química pode gerar uma resposta imunológica.
Isso sugere que a serotonina pode restaurar uma função imunológica saudável em pessoas que estão deprimidas ou sujeitas a infecções.
Por outro lado, também é possível que a serotonina - e antidepressivos que estimulam a serotonina - acabam encorajando a imunidade a ponto de que provocam um uma doença de auto-imunidade, em que o organismo acaba atacando a si mesmo.
Gerard Ahern, chefe da pesquisa, disse que "neste ponto nós simplesmente não sabemos como estas drogas podem afetar a imunidade, então nós realmente precisamos esclarecer qual é o papel normal da serotonina no funcionamento da célula imunológica."
Fonte: BBC

domingo, 23 de maio de 2010

COMPOSTAGEM CASEIRA - Faça você também!



É um processo biológico, em que os microrganismos transformam a matéria orgânica - restos cascas de legumes, de ovos, de frutas, folhas verdes, folhas secas, bôrra de café ou chá, serragens, cinzas - em um adubo de ótima qualidade.

O que podemos utilizar como composteira?

-Um caixote de madeira.
-Um buraco no chão coberto.
-Uma lixeira de plástico-(com furos na base)-para escoar o líquido que a decomposição dos materiais orgânicos pode formar (este liquido é um ótimo fertilizante concentrado, que pode ser utilizado nas plantas na proporção de uma colher para um litro de água).
-Este recipiente deve ser coberto e ficar na sombra

OBS: Nestes locais se deposita o material orgânico. Sempre cubra com folhas secas para evitar o mau cheiro. Cada vez que adicionar restos de alimentos, é preciso remexer o composto. A oxigenação é importante para evitar o mau cheiro.



Por que fazer compostagem?


-Diminuir o lixo doméstico.
-Melhorar a estrutura do solo, melhorando a retenção de água do solo.
-Melhorar a qualidade das plantas.

O que podemos usar de material orgânico?

-Quaisquer folhas, galhos de plantas verdes e secas, cascas e talos de futos e verduras, bôrra de café chá, entre outros (Evitar alimentos cozidos, temperados e gordurosos, estes itens fermentam ou dificultam a decomposição).

Modo de preparar uma compostagem:

1-Escolher um lugar protegido (no caso de escolher fazer um buraco no chão, forrar com uma lona para não perder os nutrientes, bem como uma possível contaminação do solo. Cuidado para não entrar água de chuva. Fecha-se vedando todas as possibilidades de excesso de água, pois usa-se água somente o necessário).
2-Escolha um caixote ou qualquer outro recipiente com furos na base (para escoar o liquido que se forma).
3-Deposite, em primeiro lugar, terra de boa qualidade.
4-Folhas verdes.
5-Folhas secas.
6-Material da cozinha(talos, cascas, de futos e verduras, etc)
7-Terra
8-Folhas secas (sempre)
9-Se há espaço no recipiente, siga alternadamente.
10-Revire o composto uma vez por semana, que deverá estar protegido do excesso de sol e de água.
11-Mantenha a umidade correta. Como perceber: apanhar um punhado na mão e apertá-lo. Esse procedimento mostra a medida certa - a mão deve ficar úmida, mas nenhuma gota deve pingar; se pingar alguma gota é preciso adicionar mais terra para ficar equlibrado.
12-Acompanhe a temperatura da compostagem. Ela não pode ficar elevada (para não queimar os nutrientes) e nem fria para não haver fungos. Faça isso com o auxílio de um vergalhão de obra.
13-O material ficará pronto no máximo em 60 dias.

Dicas importantes:

a)Se a temperatura se elevar, coloque folhas secas e um pouco de água, isso também retira o mau cheiro.
b)Se a temperatura baixar, folhas verdes.

OBS: No processo aparecerá uma quantidade elevada de bichinhos, estes são os decompositores da matéria orgânica. Só não pode dar rato barata, etc.

Lembrete: A compostagem é como uma receita de bolo pode ser que a primeira vez de errado, mas insista na segunda vez, assim você ira encontrando o seu jeitinho e só vai melhorando sua fórmula. E o que é mais importante, estará encontrando assim uma forma de mitigar um pouco dos impactos ao meio-ambiente gerados inclusive por você, na produção de lixo. Afinal, todos somos responsáveis, e devemos fazer a nossa parte.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

MARE Presente na HORA do PLANETA

A Mare de Artes e a Mare Verde, estiveram presentes no dia 27 de março na Praça José Pereira Câmara, no Centro, para o ato simbólico contra o aquecimento global - A Hora do Planeta - das 17:00h até as 21:30h, ao mesmo tempo que em várias outras cidades do mundo.Tochas foram acesas na praça ao som da banda municipal,onde a população pode participar do evento promovido em todo mundo pela ONG de conservação da natureza WWF.A mobilização foi promovida pelo Núcleo de Educação e Meio Ambiente .Participaram do evento os secretários do Meio Ambiente, Sr. Max Almeida e de Educação, Sra. Maria Lina Paixão, a Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental , Claudia Correa e outras instituições. A Hora do Planeta teve início em 2007.Nossa participação despertou o interesse dos participantes com os artesanatos da Mare de Artes (material reciclado) e a Mare Verde com amostras de como reduzir lixo fazendo compostagem e com doações de mais de 60 mudas entre plantas aromáticas e plantas ornamentais para os participantes do evento.



O EFEITO DO EXEMPLO - Lao Tsé


Quer ser uma influência positiva para o mundo?
Primeiro ponha em ordem a sua vida. Baseie-se num princípio único, de maneira que sua conduta seja íntegra e eficaz. Se assim fizer, ganhará respeito e será uma influência poderosa.
Sua conduta influencia a outros pelo efeito do exemplo. O efeito do exemplo é eficaz porque todos têm influência sobre todos. As pessoas poderosas têm poderosa influência.
Se sua vida funciona, influenciará a sua família.
Se sua família funciona, sua família influenciará a comunidade.
Se sua comunidade funciona, sua comunidade influenciará o país.
Se seu país funciona, seu país influenciará o mundo.
Se seu mundo funciona, o efeito do exemplo se repetirá pelo Cosmos.
Lembre-se que sua influência começa em você e se multiplica para fora. Portanto assegure-se de que sua influência seja potente e íntegra.
Como saber se isso funciona?
Todo crescimento avança para fora de um núcleo fértil e potente.
VOCÊ É O NÚCLEO!

domingo, 9 de maio de 2010

1ª OFICINA PEA-BC


Em 14 de abril de 2010, a MARE voltou a participar com a Mare de Artes e a Mare Verde da Primeira Oficina Preparatória do Diagnóstico Participativo do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos.(PEA-BC), com varias outras instituições de Rio das Ostras.

REUNIÃO PEA-BC EM RIO DAS OSTRAS

A MARE, representada pela Mare de Artes e Mare Verde, esteve presente no dia 24 de março das 9h até as 17h na Reunião de Mobilização do Diagnóstico Participativo do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos(PEA-BC). Participaram desta reunião várias outras instituições de Rio das Ostras.